A Fonoaudiologia é uma profissão da área da saúde que pesquisa, previne, avalia e trata as alterações da voz, fala, linguagem, audição e aprendizagem. Ela se dedica ao estudo, prevenção, avaliação e tratamento de distúrbios da comunicação oral e escrita, voz, audição e funções relacionadas. O objetivo da fonoaudiologia é promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas através da comunicação.
O Fonoaudiólogo, sendo um profissional de saúde que atua de forma autônoma e independente nos setores públicos e privados. É responsável pela promoção da saúde, prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia (habilitação e reabilitação) e aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiológicos da função auditiva periférica e central, da função vestibular, da linguagem oral e escrita, da voz, da fluência, da articulação da fala e dos sistemas miofuncional, orofacial, cervical e de deglutição. É uma profissão bastante abrangente e essencial para o desenvolvimento e bem-estar das pessoas em diferentes fases da vida.
Atua em unidades básicas de saúde, ambulatórios de especialidades, hospitais e maternidades, consultórios, clínicas, home care, domicílios, asilos e casas de saúde, creches e berçários, escolas regulares e especiais, instituições de ensino superior, empresas, veículos de comunicação (rádio, TV e teatro) e associações.
Na Fonoaudiologia são quatorze especialidades, sendo:
Audiologia, Linguagem, Motricidade Orofacial, Voz, Saúde Coletiva, Disfagia, Fonoaudiologia Educacional, Gerontologia, Fonoaudiologia Neurofuncional, Fonoaudiologia no trabalho, Neuropsicologia, Fluência, Perícia Fonoaudiológica e Fonoaudiologia Hospitalar.
AUDIOLOGIA
É a especialidade da Fonoaudiologia voltada aos distúrbios de comunicação oriundos do sistema auditivo. Essa área estuda e trata problemas relacionados à captação, percepção e interpretação de sons advindos de diversas origens. Por meio da audição é que se adquire, normalmente, a comunicação oral. Doenças na gestação, infecções de ouvido, uso indiscriminado de medicamentos, exposição a ruídos intensos e outros podem causar alterações auditivas, comprometendo a comunicação e a qualidade de vida do indivíduo.
LINGUAGEM
É a especialidade que trabalha com os aspectos que envolvem a comunicação oral e escrita. O seu desenvolvimento se dá desde a infância até a idade adulta. Pessoas com dificuldades e transtornos na comunicação (expressão e compreensão) podem atrapalhar a sua integração social e profissional. A linguagem é essencial para a comunicação e interação entre os seres humanos, permitindo a transmissão de ideias, sentimentos, informações e conhecimentos, sendo fundamental para o desenvolvimento para o desenvolvimento cognitivo, social e cultural.
MOTRICIDADE OROFACIAL
Nesta especialidade, o fonoaudiólogo habilita/reabilita funções relacionadas à respiração, sucção, mastigação, deglutição, expressão facial e articulação da fala, propiciando melhores condições de vida e de comunicação.
DISFAGIA
É uma alteração da deglutição, ou seja, do ato de engolir alimentos ou saliva. Não se trata de uma doença, mas sim de um sintoma que indica prejuízo no ato de engolir ocasionado por diversos fatores, dentre eles: trauma em região da cabeça e pescoço, acidente vascular cerebral, demências, doenças neuromusculares, intubação orotraqueal prolongada e câncer de cabeça e pescoço. O tratamento das alterações da deglutição deve envolver uma equipe multidisciplinar, composta no mínimo por médicos, enfermeiros, nutricionistas e fonoaudiólogos. Na equipe, o fonoaudiólogo é o profissional apto para lidar com os distúrbios da deglutição e da comunicação, sendo o responsável pelo diagnóstico e intervenção da disfagia.
FONOAUDIOLOGIA EDUCACIONAL
O domínio do especialista em Fonoaudiologia Educacional inclui aprofundamento em estudos específicos e atuação em situações que contribuam para a promoção, aprimoramento e prevenção de alterações dos aspectos relacionados à audição, linguagem (oral/escrita), motricidade oral e voz, que otimizem o processo de ensino e aprendizagem.
NEUROPSICOLOGIA
O Fonoaudiólogo especialista em Neuropsicologia está apto a prevenir, avaliar, tratar e gerenciar os distúrbios que afetam a comunicação humana e sua interface com a cognição, relacionando-a com o funcionamento cerebral.
Na Cognus, temos Fonoaudiólogos especializados que atendem nas áreas de Audiologia, Disfagia, Fonoaudiologia Educacional, Linguagem, Motricidade Orofacial e Neuropsicologia. Além disso, atuamos desde a promoção da saúde, prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia (habilitação e reabilitação). Venha marcar uma consulta com nossos profissionais!
Missão de atender às demandas individuais e familiares através de um serviço de atenção integral à saúde, disponibilizando um atendimento multidisciplinar em um só lugar.
Olá, para iniciarmos o atendimento nos informe seu nome e telefone 😀
Ao clicar no botão iniciar conversa, você será direcionado para o nosso Whatsapp e um de nossos atendentes lhe atenderá em seguida.