Qualquer pessoa pode perceber que tem dificuldade em ficar parados, prestar atenção ou controlar comportamentos impulsivos de vez em quando. Para algumas pessoas, no entanto, os problemas são tão generalizados e persistentes que interferem em todos os aspectos de suas vidas: casa, acadêmico, social e trabalho.
O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é um transtorno que afeta o desenvolvimento de algumas funções cerebrais. Os sintomas surgem já no período da infância e que tendem a persistir na fase adulta. De maneira geral, o TDAH é caracterizado por níveis de desatenção, impulsividade e hiperatividade inapropriados para o desenvolvimento.
Indivíduos com TDAH podem ter muito sucesso na vida. No entanto, sem identificação e tratamento adequado, o TDAH pode ter consequências sérias, incluindo fracasso escolar ou no trabalho, estresse emocional elevado, depressão, ansiedade, problemas de relacionamento e comportamentos de risco. Por isso, a identificação e o tratamento precoces são extremamente importantes.
Se você tem essa desconfiança, isso já é muito importante e ela não é à toa, por isso, valide-a. Primeiro, cuidado com algumas informações que são veiculadas nos meios de comunicação e redes sociais, nem todas são confiáveis. Depois, é importante destacar que o diagnóstico do TDAH deve ser feito por um profissional médico capacitado.
“Autodiagnósticos podem gerar ansiedade e não substituem uma avaliação médica completa!”
Aqui vão algumas dicas do que você já pode começar a fazer:
Dica 01: Observe os sintomas
Anote os comportamentos que te levam a suspeitar que você tenha o TDAH. Se for em relação ao seu filho, é muito importante que você converse com professores e outros responsáveis para ter uma visão mais completa.
Dica 02: Procure um profissional especialista
Agende uma consulta com um médico especialista. Ele fará uma avaliação completa, incluindo uma entrevista detalhada sobre os sintomas, histórico médico e familiar.
Dica 03: Não se automedique
Evite buscar soluções por conta própria, como medicamentos sem prescrição médica.
Dica 04: Busque informações confiáveis
Consulte fontes confiáveis, como sites de associações médicas e artigos científicos, para entender melhor o TDAH e suas características.
– O profissional fará perguntas detalhadas sobre os sintomas, como dificuldade de concentração, impulsividade, agitação, problemas de organização, entre outros.
– Podem ser solicitados exames complementares para descartar outras condições que possam causar sintomas semelhantes. Não existem exames diagnósticos específicos para o TDAH. Os exames complementares são importantes para descartar outras condições confundidoras, porém, não para identificar o TDAH.
– Após uma avaliação abrangente, que pode requerer mais de uma consulta, o profissional poderá confirmar ou descartar o diagnóstico de TDAH e indicar o tratamento mais adequado.
Sim! Diferente da avaliação neuropsicológica tradicional, a Avaliação do Perfil Cognitivo envolve as avaliações médica, fonoaudiológica e da Terapia Ocupacional (em alguns casos). Uma avaliação interdisciplinar para o TDAH oferece diversas vantagens, pois permite uma visão mais completa e abrangente do indivíduo.
Sim! A Cognus dispõe de um corpo clínico de profissionais que estão capacitados para oferecer serviços focados na avaliação e tratamento do TDAH. A clínica oferece tratamento completo para TDAH em crianças, adolescentes e adultos. Contamos com uma equipe interdisciplinar de especialistas para realizar um diagnóstico preciso e desenvolver um plano de tratamento individualizado. Através de terapias comportamentais, medicação (quando indicada) e acompanhamento familiar, auxiliamos nossos pacientes a alcançar mais autonomia e qualidade de vida.
Missão de atender às demandas individuais e familiares através de um serviço de atenção integral à saúde, disponibilizando um atendimento multidisciplinar em um só lugar.
Responsável Técnico:
Dr. Diêgo Figueiredo
CRM: 26672-DF
Olá, para iniciarmos o atendimento nos informe seu nome e telefone 😀
Ao clicar no botão iniciar conversa, você será direcionado para o nosso Whatsapp e um de nossos atendentes lhe atenderá em seguida.