Aquela dor gástrica que aparece após um episódio de estresse (discussão, trânsito, decepções amorosas, boletos atrasados, demissão, provas na faculdade…) é o aumento da produção do ácido clorídrico batendo em cima de uma inflamação já existente por um motivo anterior (H.pylori, AINEs…).
A situação de estresse aumenta a produção de cortisol que ativa o sistema parassimpático via nervo vago e aumenta a produção de ácido clorídrico, sendo esse estresse apenas um gatilho para a manifestação dos sintomas em quem já está com uma certa inflamação no estômago.
A gastrite aguda por estresse, é uma forma de gastrite erosiva que é causada por doença ou lesão súbita, como queimaduras extensas na pele, lesões cranianas e hemorragias importantes são causas frequentes. Ou seja, algo que oferece um estresse físico extenso ao corpo.
Acredita-se que isso possa estar relacionado à redução do fluxo sanguíneo que irriga o estômago, com um aumento da quantidade de ácido no estômago e/ou com a deterioração da capacidade de proteção e renovação do revestimento gástrico.
Existem vários outros tipos de gastrite, como gastrite por radiação, a pós-gastrectomia, a eosinofílica e muitas outras, você conhece mais algum tipo? Conhecia esses acima?