Diverticulite e Alimentação
Diverticulite e Alimentação - Clínica Cognus

Os divertículos são pequenas herniações da mucosa, ‘bolsinhas’. A doença diverticular é caracterizada pela presença destes divertículos (diverticulose) no tubo intestinal. Usualmente é uma doença assintomática (em 70% dos casos).

Ela é mais comum do que imaginamos, por exemplo ela atinge 50% dos idosos apresentam divertículos. Porém, apenas cerca de 25% dos pacientes desenvolvem a doença clinicamente significativa. Dor abdominal e hábitos intestinais alterados são sintomas da enfermidade.

Tudo indica que dietas pobres em fibras, aumentam a pressão no cólon por constipação crônica, enfraquecendo a parede visceral permitindo a herniação. A falta de atividade física também é dita como um fator contribuinte.

Apesar de ser inofensiva na maior parte do tempo, a doença diverticular tem suas complicações, dentre elas temos a DIVERTICULITE que é a inflamação e infecção dos divertículos.

A causa da complicação pode ser o entupimento de um desses divertículos por algum fragmento de fezes, pouco coesas pela falta de fibras. O muco que é produzido no divertículo não consegue sair para o lúmen intestinal, causando pressão e por sua vez inflamação no divertículo, trazendo os episódios de fortes dores abdominais.

As medidas dietéticas para a diverticulose (fase latente da doença diverticular) é conduta similar a utilizada para constipação: 

– Alimentos laxantes 
– Mais fibras solúveis e insolúveis
– Mais líquidos

As medidas dietéticas para diverticulite (fase ativa da doença) é uma dieta de poucos resíduos, com a diminuição de:

– Fibras insolúveis 
– Alimentos flatulentos 
– Alimentos fermentativos 
– Alimentos gordurosos 
– Com reintrodução de fibras após a crise

Lembrando que uma dieta rica em fibras contém ≥ 25g/dia e que uma dieta com ≥ 25,5 g/dia para mulher e ≥26,1 g/dia para homem pode gerar até 41% menos risco de desenvolvimento de doença diverticular.

Ah, uma curiosidade que sempre surge: Alimentos como castanhas, pipoca, sementes e milho não provocam o desencadeamento da diverticulite como muitos pensam, pelo contrário, podem até contribuir para evitar o caso.

5/5 - (1 voto)
cropped-favicon-clinica-cognus-brasilia-1.webp

WhatsApp

Olá, para iniciarmos o atendimento nos informe seu nome e telefone 😀

Ao clicar no botão iniciar conversa, você será direcionado para o nosso Whatsapp e um de nossos atendentes lhe atenderá  em seguida.