O nosso cérebro é o órgão mais complexo do nosso corpo e, por estar envolvido em múltiplas funções, possui regiões específicas para executar diversas ações, dentre elas, as que processam os sinais e as informações sociais. Um exemplo simples deste funcionamento seria ilustrado pela seguinte situação hipotética: ao chegamos em um lugar diferente, o nosso cérebro capta os sinais das pessoas, do ambiente e ajusta o nosso comportamento para sermos socialmente mais bem aceitos. As regiões especializadas no processamento das informações sociais são chamadas pela neurociência de cognição social.
As áreas da cognição social podem estar afetadas em várias condições neuropsiquiátricas. Dentre as mais comuns, estão o Transtorno do Espectro Autista (Autismo), o Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), as Altas Habilidades, o Transtorno da Comunicação Social, os Transtornos da Personalidade, as Demências, as síndromes genéticas e o Acidente Vascular Cerebral (AVC). A ciência já nos permite avaliar, através de testes, o funcionamento dessas regiões. A obtenção dos resultados permite ao médico planejar melhor as estratégias de tratamento.
A Cognus é especializada em realizar a avaliação da cognição social com o diferencial de integrar diversas especialidade em um só lugar.
Agende agora mesmo sua avaliação ou do seu familiar!