O visível aumento das doenças crônicas não transmissíveis e seus impactos na qualidade de vida, produtividade e nos gastos com saúde tem gerado uma necessidade de melhor abordagem em prevenção e promoção de saúde.
O conjunto dessas doenças é considerado um dos mais importantes problemas de saúde pública da atualidade e responde por uma grande parte do total de mortes, com destaque para doenças cardiovasculares (DCV).
Apesar da mudança do estilo de vida estar nas principais diretrizes de doenças crônicas como primeira linha de terapia, na maioria das abordagens médicas, tal prática não é recomendada de forma sistemática ou não possui um aconselhamento estruturado.
Pensando nisso, a clínica COGNUS possui a especialidade Cardiologia com atendimento baseado em Medicina do estilo de vida, estruturando uma forma de atendimento que visa promover saúde e bem estar, com foco em redução de risco cardiovascular.
A Medicina do estilo de Vida é uma “abordagem baseada em evidências científicas, que visa ajudar pacientes e suas famílias a adotarem e manterem hábitos saudáveis que afetem a saúde e a qualidade de vida” (JAMA 2010).
Mudar hábitos nocivos é fundamental para prevenção de doenças e promoção da saúde e bem estar. Isto vai além de uma simples prescrição, mas o desenvolvimento de uma relação de parceria entre médico e paciente com o objetivo de transformar positivamente o estilo de vida e a saúde.
A mudança do estilo de vida (MEV) pode atuar em conjunto com um tratamento médico preexistente podendo atuar não apenas na prevenção de doenças, mas também no tratamento e reversão de doenças crônicas associadas ao estilo de vida. Por lidar com comportamentos, a MEV é capaz de produzir saúde de forma mais acessível e sustentável.
Determinados comportamentos alimentares podem causar hipertensão arterial sistêmica, dislipidemia e diabetes mellitus, além de gerar disfunção endotelial, inflamação e aumento do estresse oxidativo, causando doenças cardiovasculares.
A Medicina do estilo de vida, utilizando seu pilar “Alimentação”, busca instrumentos e estratégias de educação alimentar, apoiando pessoas a adotarem práticas alimentares promotoras da saúde.
Ampliação da autonomia nas escolhas de alimentos implica o fortalecimento das pessoas, famílias e comunidades para se tornarem agentes produtores de sua saúde, desenvolvendo a capacidade de autocuidado e também de agir sobre os fatores do ambiente que determinam sua saúde.
A atividade física possui um papel cada vez mais importante na prevenção e no tratamento de múltiplas doenças crônicas, em especial nas doenças cardiovasculares.
Benefícios importantes da prática de atividade física na redução dos fatores de risco para doença cardiovascular:
Redução da pressão arterial
Aumento de lipoproteínas de alta densidade e diminuição de triglicerídeos
Redução da gordura corporal total e da gordura intra-abdominal
Melhora na tolerância à glicose
Melhora da função endotelial
Redução de Inflamação
Além de ajudar no equilíbrio, força, reduzindo risco de quedas e fraturas.
A abordagem realizada, estimula desde formas de sair do comportamento sedentário até a descoberta da atividade física adequada para cada paciente.
Os distúrbios de sono compreendem uma vasta gama de condições clínicas capazes de interferir negativamente em todos órgãos e sistemas, e, em particular, no sistema cardiovascular. Estes causam importantes repercussões também no período da vigília, comprometendo a qualidade de vida e contribuindo para o surgimento de muitas doenças.
Cada vez mais temos evidências de que os distúrbios de sono são novos fatores de risco cardiovascular. No entanto, na prática clínica, o subdiagnóstico e o consequente subtratamento são frequentes.
Sono inadequado por um quadro de apneia obstrutiva pode ser a causa de alterações estruturais cardíacas, hipertensão arterial e arritmias cardíacas.
Além disso, sono saudável pode mediar reparos musculares, redução de cortisol, auxílio no metabolismo lipídico e redução de resistência insulínica, aumento de sinapses e melhora do humor, dentre outros benefícios.
Abordagem sobre o sono é um pilar da Medicina do estilo de vida e auxilia na busca por uma melhor saúde cardiovascular.
Uso de álcool e tabaco são as principais drogas lícitas da nossa sociedade.
O tabaco está relacionado a 12,6% das mortes que acontecem no Brasil. Sabemos que está relacionado com mortes por doenças cardiovasculares, AVC, DPOC, cânceres como o de pulmão.
Existe uma relação causal entre o uso nocivo do álcool e uma série de transtornos mentais e comportamentais, além de doenças não transmissíveis, como a doença hepática.
Assim, é recomendável a moderação no consumo de álcool e a cessação do uso de tabagismo. Investigar e ter consistência na abordagem é de extrema importância para a promoção de saúde e prevenção de doenças relacionadas.
Estresse pode ser um fator positivo em algumas situações podendo promover maior motivação e produtividade, mas seus efeitos podem ser negativos e contribuir para ansiedade, depressão, obesidade, disfunção da imunidade e piora na saúde.
Conhecemos os efeitos negativos do estresse a partir da liberação aguda adrenérgica e crônica de cortisol.
Efeitos negativos podem existir no sistema cardiovascular, sistema nervoso central, psiquiátrico e gastrointestinal.
Auxiliar os pacientes a reconhecer respostas negativas ao estresse e gerar mecanismos para lidar melhor com ele pode facilitar o desenvolvimento de hábitos saudáveis, promovendo saúde e bem estar.
“Espiritualidade é um conjunto de valores morais, mentais e emocionais que norteiam pensamentos, comportamentos e atitudes nas circunstâncias da vida de relacionamento intra e interpessoais, e com o aspecto de ser motivado pela vontade e passível de observação e mensuração”.
É possível que indivíduos mais conectados com espiritualidade/religiosidade tenham sentimentos mais positivos (amor, paz, perdão) que negativos (medo, ansiedade, depressão) e este aspecto promove resposta de redução da atividade do sistema nervoso simpático (SNS) e dos níveis de cortisol.
A ativação do SNS a longo prazo, associada a outros processos fisiopatológicos, está fortemente implicada no desenvolvimento e na manutenção da hipertensão arterial, por exemplo, pelo aumento sustentado da resistência vascular periférica, podendo gerar inflamação e lesões de órgão alvo.
É de grande importância a compreensão do ser humano como um ser biopsicossocial, e admite-se que a espiritualidade tem influência sobre essa tríade e participa do equilíbrio multifatorial das doenças cardiovasculares.
Missão de atender às demandas individuais e familiares através de um serviço de atenção integral à saúde, disponibilizando um atendimento multidisciplinar em um só lugar.
Olá, para iniciarmos o atendimento nos informe seu nome e telefone 😀
Ao clicar no botão iniciar conversa, você será direcionado para o nosso Whatsapp e um de nossos atendentes lhe atenderá em seguida.